A cirurgia robótica é atualmente a forma mais moderna disponível para o tratamento do câncer de próstata. É uma evolução da Laparoscopia (técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza micro câmeras). Nos EUA, atualmente, cerca de 90% das cirurgias de próstata são robóticas. No Brasil, a inovação chegou em 2008 e de lá pra cá também […]
14 de fevereiro de 2022, escrito por Dr Pedro BoechatA cirurgia robótica é atualmente a forma mais moderna disponível para o tratamento do câncer de próstata. É uma evolução da Laparoscopia (técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza micro câmeras).
Nos EUA, atualmente, cerca de 90% das cirurgias de próstata são robóticas. No Brasil, a inovação chegou em 2008 e de lá pra cá também teve um importante crescimento. A intervenção cirúrgica é realizada por meio de um robô. A máquina não opera sozinha, ela reproduz todos os movimentos do cirurgião, que comanda tudo de um console (similar a um joystick de videogame) próximo à mesa cirúrgica. É necessário ainda que um segundo cirurgião esteja ao lado do paciente para manusear as pinças e fazer eventuais ajustes.
Um dos braços robóticos tem um laparoscópio e os outros braços seguram pequenos instrumentos cirúrgicos que podem entrar em uma incisão de menos de um centímetro. As pinças robóticas fazem movimentos 360 graus e conseguem acessar regiões estreitas e angulosas. São movimentos de alta precisão, difíceis de serem realizados diretamente com a mão humana. Por meio de um monitor 3D, os médicos acompanham todo o procedimento com alta definição.
A técnica traz alto grau de segurança e de precisão, com menor tempo de recuperação do paciente. A equipe da Uroclínica Rio é altamente capacitada para oferecer resultados cirúrgicos de excelência através desta técnica cirúrgica minimamente invasiva .