Os maus hábitos alimentares são muito relacionados à formação de cálculos urinários (principalmente cálculos de cálcio , oxalato ou ácido úrico ). Uma dieta regrada e a adoção de alguns hábitos simples podem prevenir novos cálculos renais e o aumento de cálculos já existentes. Uma vez que um paciente tem um cálculo urinário pela primeira vez , é essencial realizar uma busca diagnóstica para tentar descobrir qual tipo de cálculo urinário se trata.
Se após um episódio de cólica renal o paciente for operado para retirada do cálculo mas não modificar seus hábitos alimentares , as chances de ter um novo episódio de cólica pela formação de novas pedras é de 50% em 5 anos , podendo chegar à até 70% em 10 anos.
A MEDIDA MAIS IMPORTANTE É BEBER BASTANTE LÍQUIDO.
Isso dilui sua urina e diminui o risco de formação cálculos. O ideal é beber o suficiente para urinar pelo menos 2litros por dia. Ou seja, se estiver muito calor ou se você praticar esportes , pode ser necessário beber ainda mais líquido.
Quando beber
Todo dia , procurando distribuir ao longo das 24 horas do dia.
O que beber
A quantidade de bebidas é mais importante do que o tipo da bebida. Todos os líquidos são permitidos: água, chá, café , sucos naturais …
Quais bebidas consumir com moderação?
Bebidas alcoólicas.
Também é interessante evitar bebidas açucaradas como refrigerantes em excesso. Chás muito fortes, bebidas salgadas, leite em excesso também devem ser evitados.
Comida
É preciso ajustar alguns hábitos alimentares.
Promovem a formação de cálculos:
- Excesso de cálcio, de sal, de açúcar, de proteínas animais,de oxalato e de ácido úrico .
- Ingestão de cálcio. Geralmente, o cálcio vem da água que ingerimos e dos laticínios. O ideal é não ingerir nem muito nem muito pouco. Restringir a ingestão de Cálcio não é uma boa opção. A ingestão deve ser de 800mg a 1g por dia. É recomendado 2 a 3 porções de laticínios por dia , dependendo da quantidade de cálcio na água ( ver o rótulo da água ), 1 porção = 1 copo de leite (15 cl) = 1 iogurte = 100 g de queijo branco
- Ingestão de sal. O excesso de sal na dieta aumenta a sua excreção e concentração na urina. É necessário limitar as comidas muito salgadas (refeições prontas, fast food, alimentos embutidos , entre outros). Outra regra muito importante é : Evitar ao máximo adicionar sal extra à mesa.
- Ingestão de proteína animal. Não se deve comer mais do que 150g de carne ou peixe por dia. A quantidade de proteína animal na carne de boi e no peixe é bem parecida.
- Ingestão de oxalato. Alimentos ricos em oxalato devem ser consumidos com moderação. Exemplos de alimentos ricos em oxalato : Chocolate, cacau, amendoim, avelã, nozes, beterraba, alguns chás, espinafre, figo, aspargo.
- Ingestão de ácido úrico. Os alimentos que contém ácido úrico também devem ser limitados: frios, vísceras ( miúdos, rins, moela,fígado), carne de caça, certos peixes (arenque, atum, truta, sardinha em óleo, anchova …) e mariscos.
Além disso
- É muito importante consumir frutas e vegetais regularmente , assim como alimentos ricos em fibras.
- Em alguns casos de cálculos de ácido úrico, o seu médico pode prescrever para você uma solução alcalina rica em bicarbonatos .
- Fazer atividade física regular e ter uma vida o mais saudável possível fazem parte destas medidas de higiene de vida.
- Evitar excesso de calorias , assim como controlar outros problemas de saúde comuns como a obesidade , hipertensão e o diabetes.
- A investigação para descobrir qual o tipo de cálculo do paciente normalmente é conduzida pelo nefrologista em conjunto com o Urologista. Esta medida é de extrema importância pois existem medidas específicas que podem ser aplicadas ao paciente dependendo do tipo de cálculo.
- Um acompanhamento profissional com Nutricionista pode ajudar muito à melhorar o controle da formação de novos cálculos.
EM RESUMO :
LEMBRAR-SE DE BEBER BASTANTE LÍQUIDO,
COMER MENOS E MELHOR E
TER UMA VIDA O MAIS SAUDÁVEL POSSÍVEL!
ISSO TE AJUDARÁ A NÃO FORMAR MAIS CÁLCULOS.