O prolapso genital é a queda de um orgão ou parte dele , se exteriorizando como uma “bola na vagina”. Além da bexiga , também podem ocorrer a queda do útero , do intestino e da vagina . Este é um problema bastante comum mas muito pouco comentado. A bexiga caída pode acometer até 3 em […]
21 de dezembro de 2021, escrito por Dr Pedro BoechatO prolapso genital é a queda de um orgão ou parte dele , se exteriorizando como uma “bola na vagina”. Além da bexiga , também podem ocorrer a queda do útero , do intestino e da vagina . Este é um problema bastante comum mas muito pouco comentado. A bexiga caída pode acometer até 3 em cada 10 mulheres com mais de 50 anos.
Aos 80 anos , aproximadamente 10% das mulheres terão sido operadas para corrigir este problema. A bexiga caída não é uma urgência . É uma doença que normalmente se instala progressiva e lentamente . Apesar disso ,ela pode chegar a gerar bastante incômodo e pode ser necessário operar a paciente para melhorar sua qualidade de vida.
Quais são os sintomas relacionados ao Prolapso genital ( bexiga caída ):
O prolapso genital pode causar grande prejuízo à qualidade de vida da mulher , podendo alterar consideravelmente sua vida profissional , social e sua autoestima.
Na UROCLÍNICA RIO contamos com uma equipe multidisciplinar habilitada para tratar este problema . Somos sensíveis à esta importante necessidade da mulher da atualidade e buscamos oferecer um tratamento especializado e humanizado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de nossas pacientes. Atualmente é possível tratar esta patologia de forma pouco invasiva , inclusive com auxilio de técnicas videolaparoscópicas ou robóticas.
Inicialmente se faz necessário examinar a paciente de maneira minuciosa e atenta. Uma conversa com o médico especialista também é muito importante . Além disso , podem ser necessários alguns exames complementares para melhor compreensão do problema ( por exemplo : exames de imagem como ressonancia nuclear magnética ou um estudo urodinâmico ).
O tratamento deve ser conduzido por equipe médica especializada e deve levar em conta principalmente o incômodo que a paciente sente e sua vontade de tratar o problema. Existem algumas opções de tratamento e o caso da paciente deve ser avaliado de forma individualizada e criteriosa. Podemos dividir as possibilidades de tratamento em dois grupos:
Indicado para mulheres que não querem se submeter à cirurgia ou podem fazê-lo por conta de outras doenças que tornam a cirurgia arriscada. Nestes casos é possível indicar o uso de PESSÁRIOS VAGINAIS ( dispositivos vaginais removíveis que podem aliviar a sensacao de bola na vagina )
Esta cirurgia pode ser realizada de diferentes maneiras. Existem técnicas realizadas por via vaginal ou por via abdominal. Eventualmente pode ser necessária a colocacao de uma tela sintética para otimizar a correcao do problema. Atualmente é possível tratar cirurgicamente os prolapsos com tecnicas pouco invasivas com o auxilio da cirurgia videolaparoscópica ou robótica.
A cirurgia pode ser indicada para boa parte das pacientes que tenham um prolapso que seja SIGNIFICATIVO e que INCOMODE A PACIENTE em suas atividades cotidianas. Não há razão para indicar uma cirurgia para uma paciente que não esteja incomodada. Não há razão para realizar um procedimento se você não estiver envergonhado.
Idade avançada, excesso de peso, intervenções pélvicas anteriores para prolapso ou incontinência de esforço não são uma contra-indicação para a intervenção. Por outro lado, esta intervenção não pode ser considerada em mulheres grávidas e / ou mulheres que desejam uma nova gravidez.
Só uma consulta com um médico especialista neste tipo de cirurgia e um exame físico completo darão as informações necessárias para escolher a solução mais adequada para o seu caso. Se você tem dúvidas sobre o problema e gostaria de um acompanhamento ou opinião de um especialista , entre em contato conosco e agende uma consulta.